quinta-feira, 30 de abril de 2009

1956


No dia 5 de janeiro Elvis viajou para Nashville, acompanhado por Scotty, Bill e Fontana para iniciar suas gravações na RCA. O primeiro LP de Elvis na RCA foi lançado. O nome - Elvis Presley.
Além das gravações na RCA Elvis ainda tinha compromisso com os shows em diferentes cidades, incluindo viagens à Nova York para programas de TV. Além de Red West, Elvis passou a levar seus primos com ele nas viagens, Gene e Junior Smith.
Sua primeira aparição na TV foi no Stage Show, produzido por Jackie Gleason (Honeymooners) e apresentado por Jimmy and Tommy Dorsey (Big band leaders). O programa era apresentado aos sábados, às 8 da noite. Elvis e o Coronel foram para Nova York no dia 23 de janeiro e se hospedaram no Warwick Hotel, na rua 52. Scotty Bill e DJ chegaram em Nova York no dia 27. Eles ensaiaram no sábado de manhã (no Nola Studios). Chovia na noite do show e o, até então, desconhecido (a nível nacional) Elvis não atraiu uma grande audiência. Para esta apresentação eles alugaram instrumentos em Nova York já que Red e Gene estavam transportando os instrumentos da banda para a próxima cidade onde eles iam se apresentar logo em seguida (em um trailer rosa que Vernon construiu só para isso).
Elvis se apresentou seis vezes no Stage Show, a última apresentação sendo no dia 24 de Março de 1956. Elvis recebeu 1.250,00 dólares por cada um dos quatro shows e 1.500 dólares pelos dois últimos. As outras apresentações na TV aconteceram todas no ano de 1956 (MILTON BERLE SHOW/ STEVE ALLEN SHOW/ ED SULLIVAN).
A última apresentação de Elvis no Ed Sullivan aconteceu em Janeiro de 1957. Com as aparições na TV a controvérsia ao redor de Elvis se tornou ainda maior, ele era visto como obsceno e as suas aparições foram apenas da cintura para cima. Em contraste, os fãs começaram a colecionar tudo relacionado a ele.
Ele fez um teste de interpretação para a Paramount com o ator Frank Faylen numa tomada do "The Rainmaker" (filme estrelado por Burt Lancaster e Katherine Hepburn)
Nesse mesmo ano Elvis comprou uma nova casa, verde e branca, por 40 mil dólares no número 1034 da Audubon Drive, perto do Audubon Park, uma das melhores zonas residenciais da cidade. Após 18 meses de namoro com Dixie Locke a imprensa fez publicidade em torno de outra garota chamada Barbara Hern. Em agosto o Coronel começou a comercializar e explorar quase duas centenas de produtos trazendo Elvis, em uma associação com a Special Products, INC de Beverly Hills. Em 6 meses foram arrecadados 26 milhões de dólares (50% para o Coronel e 11% para Elvis). A RCA lançou dois tipos de eletrola portátil, as Victrolas, com autógrafo de Elvis impresso nelas. No final de agosto Elvis foi para Hollywood com seu primo Gene e alguns amigos, para iniciar o que seria uma longa carreira cinematográfica. O contrato inicial previa três produções onde Elvis ganharia 100 mil na primeira, 150 mil na segunda e 200 mil na terceira. Assim a primeira produção se iniciaria na 20th Century Fox. Elvis e sua turma se hospedou no Hotel Knickerbocker, no Hollywood Boulevard, no quarto 1016. Entretanto, por causa dos fãs precisaram mudar para o Beverly Wilshire, hotel em Beverly Hills. Mesmo sendo transferido mais uma vez para um apartamento no decorrer das filmagens Elvis se hospedou no Wilshire por vários anos até adquirir sua primeira casa em Hollywood (ele morou em diferentes casas no decorrer dos anos). A RCA lançou o segundo LP de Elvis, intitulado Elvis. Um fato muito conhecido na vida de Elvis aconteceu no dia 18 de outubro quando Elvis foi agredido verbalmente pelo gerente (Edd Hopper) de um posto de gasolina onde ele parou, pois sua presença atraiu muitos fãs ao local. Elvis revidou com um soco e atingiu também o frentista (Aubrey Brown). Os três foram parar na Justiça, no dia 19.Elvis, porém, foi absolvido após testemunhas confirmarem legítima defesa.No dia 15 de novembro o filme Love Me Tender foi lançado. No início de dezembro Elvis voltou a Memphis e no dia 4 saiu com Marilyn Evans indo até a Sun Records para visitar Sam Philipps. Encontraram Carl Perkins e Jerry Lee Lewis. Logo em seguida surge Johnny Cash. Foi assim que aconteceu a Jam Session lançada mais tarde como "O quarteto de um milhão de dólares". A maioria das músicas cantadas eram gospel. Quando Elvis foi pra Shreveport para seu último show no Lousiana, Hall Kanter, diretor de seu próximo filme, o acompanhou para observá-lo.

1955


Bob Neal passou a ser empresário de Elvis e o grupo passou a ser chamado Blue Moon Boys. Com o programa radiofônico de Neal as apresentações se tornaram mais freqüentes. Com o aumento no número de fãs de Elvis também começou a ganhar mais, porém o salário de Bill e Scotty diminuiram. O grupo viajava constantemente em um Lincoln de segunda mão, cujo banco traseiro servia de cama. Seu terceiro disco "Milk cow blues boggie"/"You're heartbreaker" foi lançado em Janeiro. O Coronel Parker que já estava observando Elvis desde o final de 1954 ofereceu ajuda a Bob Neal, com uma turnê de 10 dias onde o Coronel "aceitaria" Elvis no roteiro dos shows de Hank Snow, a quem o Coronel empresariava na época. No último show da turnê o Coronel conversou com os pais de Elvis, que estavam lá pra ver a apresentação do filho. As gravações e os shows continuavam. O Lincoln 51 em que viajavam foi destruído em uma dessas viagens, quando Bill entrou debaixo de um caminhão no Arkansas. Bob Neal emprestou dinheiro para que Elvis comprasse um Cadilac usado. Elvis sempre falava desse carro, que foi o primeiro carro que ele comprou mas que pegou fogo. Ele disse que o viu queimar.
Elvis comprou outro Cadilac com o dinheiro do seguro, o pintou de preto e rosa. Também comprou um Ford branco com rosa e o deu para seus pais. Red West gostava de acompanhar o grupo e conhecer as cidades. Os pais de Elvis foram assistir seu show mais uma vez em Jacksonville FL (no Gator Bowl) em maio. Após sua apresentação Elvis brincou com a platéia de 14 mil pessoas dizendo que veria as garotas nos bastidores. Em seguida milhares de garotas invadiram o palco tentando chegar perto dele. Conseguiram arrancar um de seus sapatos. Elvis começava a perder a timidez com as fãs.
Ao sair, Elvis viu que seu Cadilac havia sido riscado com nomes femininos. No mesmo mês a Sun lançou "I'm left, you're right, she's gone"/"Baby Let's play house". O lado B alcançou número 77 na Billboard além de classificação bom na Cash Box.
Com tantos shows e já tão famoso, Elvis ganhava cada vez mais e comprou uma pequena casa para a família na Lamar Avenue. Também pediu ao seu pai, com apenas 38anos, que parasse de trabalhar. Adquiriu um Cadilac Rosa novo.
Após o show do dia 26 de Junho em Biloxi Elvis começou a namorar com June Juanico, uma garota da cidade. Sam Philipps começou a oferecer Elvis para as grandes gravadoras (Decca, Dot Records) e passou a receber ofertas da Mercury, Columbia e a Atlantic que ofereceu o maior valor - 25 mil dólares. O Coronel entrou em contato com Arnol Shaw que convenceu Bill Randle (um dos mais cotados disc-jockeys de NY) a promover o jovem cantor do sul. Em seguida as gravadoras de NY começaram a procurar o Coronel como se ele fosse empresário de Elvis. Em agosto a Sun lançou o quinto disco de Elvis "I forgot to remember to forget" com "Mystery train".
No contrato assinado no dia 15 de agosto, Bob Neal passou de Elvis, não mais o seu empresário.
A RCA ofereceu à Sun 35 mil dólares por Elvis mais 5 mil como prêmio ao cantor, garantindo direitos exclusivos sobre todo material elvístico da Sun, incluindo gravações lançadas ou não. Anos mais tarde foi revelado que a RCA deu apenas 25 mil, Hill & Range arcou com 15 mil e os 5 mil que Elvis recebeu foi simplesmente o que a Sun lhe devia pelos discos vendidos. O acordo foi assinado em Nashville no dia 20 de Novembro. A Hill & Range articulava abrir editoras musicais independentes para artistas famosos obtendo assim lucro tanto com os direitos autorais como com as gravações. Foi assim que se estruturou a Elvis Presley Music (BMI) e a Gladys Music (ASCAP).Elvis terminou o ano realizando muitos shows em várias cidades.

1954

Sam Philips queria gravar a música "Without You" com um cantor negro que ele não conseguiu encontrar na época. A secretária Marion sugeriu o garoto de costeletas. Era, mais uma vez, uma tarde de Sábado. Sam Philips fez Elvis ouvir atentamente a balada, mas desanimou quando ele tentou cantá-la. Philips sugeriu outras canções. Depois de três horas Sam já estava fascinado com Elvis.
Elvis pediu ajuda a Sam Philips dizendo estar procurando um conjunto para acompanhá-lo. Sam Philips sugeriu Winfield Scott Moore. O guitarrista Scotty se apresentava há algum tempo na área de Memphis, com o baixista Bill Black e o cantor Johnny Burnette. A mãe de Elvis foi buscá-lo no cinema quando Scotty ligou e na tarde seguinte Elvis apareceu na casa de Scotty. O guitarrista estranhou quando viu o rapaz de camisa rosa bem folgada, sapatos brancos com uma velha guitarra nas mãos. Bill Black também foi lá. Sam Philips incentivou outros encontros entre eles.
No verão Elvis, Scotty e Bill Black estavam no estúdio da Sun quando Elvis começou cantar "That's all right mama" num intervalo entre canções. Sam finalmente encontrara o que vinha procurando. Para o lado B do disco gravaram "Blue Moon of Kentucky" Os rapazes estavam com medo de serem expulsos da cidade com o disco uma vez que ninguém aceitaria uma mistura melódica branca com negra. Na semana seguinte o disc-jockey Dewey Philips tocou o disco no seu programa Red Hot and Blue. O telefone da emissora não parou de tocar. Elvis não teve coragem de ouvir ao programa e foi ao cinema (Suzore 2). Pelo número incrível de telefonemas o disc-jockey queria entrevistar Elvis no ar naquela mesma noite. Gladys foi buscar Elvis no cinema para a entrevista. Elvis estava assustado porqueera muito tímido e nunca tinha dado uma entrevista. O disc-jockey brincou com ele tentando acalmá-lo, dizendo que bastava ele não dizer nenhum palavrão. Eles ficaram conversando até que o disc-jockey disse Muito obrigado. Sem entender e meio sem jeito, Elvis perguntou se ele não iria entrevistá-lo. Dewey disse que sim. Tudo o que eles tinham conversado tinha ido ao ar.
Na Segunda feira Elvis voltou ao trabalho na Crown enquanto Sam mandava prensar 5 mil cópias do novo disco. Depois reuniu o grupo para gravar mais. Elvis improvisava tudo, nunca ensaiava naquela época. O primeiro disco comercial de Elvis, "That's all right"/ "Blue moon of Kentucky", chegou nas lojas no dia 19 de Julho. Muitos disc-jockeys nem escutavam os discos promocionais já que se recusavam a ouvir música branca misturada com música negra. Mesmo assim, o disco chegou ao terceiro lugar no mercado C&W de Memphis, aparecendo timidamente nas listas de Nashville e New Orleans. Elvis cantou com os Wranglers até que o grupo se separou e o trio criado por Sam Philips se consolidou.
Em Setembro o grupo gravou mais canções na Sun. Elvis cantava no Eagle's Nest com frequência e fez duas apresentações no Overton Park Shell de Memphis. Fez uma apresentação no Grand ole Opry no dia 25 de Setembro, onde foi criticado por sua "música ser negra" e no Lousiana Hayride em Outubro. Esses dois shows foram transmitidos ao vivo, pelo rádio, nas noites de Sábado. Após a primeira apresentação, Elvis conseguiu um contrato no Hayride que, era mais receptivo aos novos talentos do que o Opry. Ele participou de um dos jingles comerciais do show para uma companhia de produtos alimentícios. Em outubro a Sun lançou "Good Rocking Tonight"/"I don't care if then sun don't shine" no lado B.
Nessa época Elvis ficou muito conhecido no sudoeste do Arkansas, norte da Louisiana e leste do Texas, área alcançada pelo Hayride chamada Ark-La-tex. Em Shreveport o trio foi reforçado pela bateria de D.J. Fontana. Elvis deixou a Crown Eletric.Seu primeiro fã-clube foi organizado em Dallas – Texas, devido a sua imensa popularidade naquela área. Elvis e seu grupo não estavam ganhando muito dinheiro e viajavam longas distâncias para os shows no carro de Scotty, que servia como empresário de Elvis.

1953

Elvis ganhou de seu pai um Lincoln 42 pelo seu aniversário de 18 anos. Vernon pagou apenas 50 dólares.
Gladys continuou com seu emprego no hospital e então a família acabou sendo despejada de Lauderdale Courts ainda no começo do ano. Os Presley foram morar num pequeno apartamento na Cypress Street, 398, quase no centro da cidade. Além de mais caro, era mais apertado.
Elvis foi incluído no ROTC, treino de cadetes colegiais da Humes. Elvis formou-se em Junho e provou que nunca mais esqueceria sua escola, fazendo doações constantes quando ficou famoso. Ele começou a procurar emprego, mas continuava alimentando seu desejo de se tornar um cantor gospel. Gostava de assistir os shows no Ellis Auditorium das 20 às 22 horas. Os Blackwood brothers era o quarteto mais famoso mas havia outros como o Hoover Lister & the Statemen, cujo solista Jake Hess influenciaria Elvis em suas gravações. De Atlanta vinha a Speer Family, que também atuou com Elvis em suas primeiras gravações na RCA. Havia outros como os Stamps Quartet de Dallas e os Jordanaires, do Missouri que cantavam spirituals no mais puro estilo dos negros. Freqüentando os bastidores, Elvis manteve contato direto com esses músicos e ficou amigo de J.D. Sumner que estranhou quando o rapaz deixou de comparecer aos shows. Quando Sumner descobriu que Elvis não estava indo por falta de dinheiro ele passou a colocar o amigo para dentro do auditório até Elvis começar a vender refrigerantes na platéia. O interessante, que mostrava o quanto a família era pobre era que o ingresso para esses shows custava apenas 50 centavos. Elvis ouvia os Blackwood Brothers ao vivo também na Igreja, Primeira Assembléia de Deus e no Hotel Peabody, onde ele corria no início das tardes para vê-los no High Noon Roundup, programa da emissora de rádio WMPS, animado pelo disc-jockey Bob Neal. Elvis sempre escutava pela rádio também o gospel negro (Soul Stirrers, Golden Gate, Harmonizing Four, Swan Silvertones, Clara Ward, Sister Rosetta Tharpe).
Embora seu desejo fosse ser um cantor gospel Elvis passou a se apresentar em clubes locais como o Eagle's Nest, onde tentava impressionar cantando sucessos de Dean Martin. Elvis finalmente começou a trabalhar, junto com seu primo Gene Smith, como operário da Precision Tool Co, mas logo ele estava no escritório da Crown Eletyric Co, pleiteando uma vaga como motorista de entregas. Elvis passaria a fanhar 1 dólar por hora. Ele conseguiu o emprego graças a insistência da esposa do chefe (Sra Tipler). Ela insistiu no fato de Elvis ser muito educado mesmo se vestindo de forma "estranha". Os cabelos compridos, o colarinho levantado e as roupas coloridas, provavelmente teria feito o dono da companhia ter colocado o rapaz para fora imediatamente.
Elvis estava estudando para ser eletricista. Sempre que passava pela Union Street, dirigindo a Ford Pick-Up da firma, ele olhava com interesse para o número 706, pois ali estava o Memphis Recording Service, especializado em gravações fonográficas. Ele desejava gravar um disco mesmo que não fosse para fins comerciais. A firma era uma pequena, mas lucrativa filial da Sun Records, criada e dirigida por Sam Philips. O Memphis Recording Service encarregava-se de alugar som para bares, festas e rádios, além de oferecer duas gravações, por 4 dólares, a quem quisesse gravar cantando ou tocando. Elvis olhou para o cartaz com letras garrafais: NÓS GRAVAMOS TUDO - EM QUALQUER LOCAL -A QUALQUER HORA.
Naquele verão, numa tarde de sábado, Elvis estacionou a camionete, decidido a gastar seus 4 dólares. Marion Keisker, secretária nos seus trinta e poucos anos, desdobrava-se para atender ao acúmulo de interessados esperando para gravar. O chefe Sam Philips não estava no momento. Ela ergueu os olhos para aquele rapaz estranho segurando um surrado violão. Rapaz magro, alto (1,80m a 1,82m), feições agradáveis de garoto mimado, cabelos compridos e costeletas, olhos azuis, vestindo roupas extravagantes. A secretária perguntou:-Você é cantor?-Sou sim senhora.-Que tipo de cantor?-Eu canto qualquer tipo de música senhora.-Quem você imita?-Eu não imito ninguém-Hillbilly?-Sim, canto Hillbilly-Quem você imita no Hillbilly?-Não imito ninguémElvis gravou "My happiness" e "That's when your heratache begins". Marion aproveitou e gravou o terço final da primeira música e a segunda música inteira. Sabia que o patrão apreciaria a maneira de cantar do rapaz. Quando Sam Philips ouviu a gravação reconheceu o talento do garoto mas sabia que ele precisava de mais trato musical. Pediu para a secretária guardar seu nome e endereço sem muita convicção. A secretária arquivou em um pedaço de papel: ELVIS PRESLEY: Bom cantor de baladas. Aproveitar. Alabama Street 462. Fone ( ) para recados. O telefone de recados era de um casal judeu residente no apartamento superior.

1951

No verão de 1951 Elvis voltou a trabalhar como lanterninha no cine Loew's. Elvis continuava a cantar, tocar seu violão ou o piano em festas. Nessas ocasiões, ele só cantava e tocava porque era tímido demais para dançar com as garotas. Quem diria que anos depois daria tanto valor dar beijos nas fãs durante os shows! Disse que ele, nessa época, gostava de cantar com as luzes apagadas.

1950

Aos quinze anos Elvis já flertava com as garotas da Lauderdale Courts, entre elas Betty McMann e Billie Wardow. Ele adorava ir ao cine Suzore 2, onde assistia pelo menos um filme por semana. Nessa époc, Elvis começou a usar brilhantina e usava tanta que seu cabelo, que era louro escuro, parecia ser bem mais escuro. Em Novembro Elvis começou a trabalhar como lanterninha no cine Loew's, no centro da cidade, das 17 às 22 horas, mas ficou pouco tempo por lá. Elvis dizia que era porque o trabalho estava atrapaçhando seus estudos, mas o dono do cinema disse que teve que mandá-lo embora porque ele não trabalhava, antes, ficava assistindo os filmes. Ele foi trabalhar na Marl Metal Products Co das 15 às 23 horas, um horário que provocava muito sono no dia seguinte e mau aproveitamento nas aulas. Por causa disso, sua mãe o obrigou a deixar o trabalho e ela mesma foi ajudar na enfermagem do Hospital St Joseph, perto de casa. Mas Gladys teria que deixar este emprego se quisessem continuar residindo em Lauderdale Courts, já que o salário dela fazia com que a renda da família ultrapassasse o limite permitido pelo governo.

1949

Vernon trabalhava como encaixotador de latas de tinta na United Paint Co. Nessa época ele se viu forçado a pedir ajuda na Promoção Social devido às péssimas condições de vida. Sua família foi transferida para Lauderdale Courts, conjunto residencial na Winchester Street 185. Lauderdale courts era um grupo de prédios de tijolos vermelhos muito mais limpo do que o lugar onde eles moraram anteriormente. A avó de Elvis, Minni Mae, que estava divorciada a dois anos de Jesse, foi morar com a família. Perto do conjunto residencial ficava a Beale Street, onde os negros cantavam seus blues. Elvis comprava suas roupas extravagantes (ternos amarelos, paletós cor-de-rosa, sapatos brancos, etc) nos irmãos Lansky , na Beale Street esquina com a Second (onde hoje se localiza o atual restaurante Elvis Presley's Memphis).
Aos poucos Elvis formava sua identidade e continuava cantando e se apresentando para amigos e familiares, mas não gostava de se apresentar para estranhos devido a sua timidez. Uma de suas professoras, a Sra. Scrivener, o inscreveu no show de variedades da escola, revelando anos depois que fez isso para ajudá-lo a perder a timidez. No concurso, o intérprete poderia cantar uma segunda vez se recebesse mais aplausos que os demais. Elvis foi o escolhido após cantar "Old Shep", repetiu e cantou outra músicara música, "Cold cold Icy fingers". Elvis mal acreditava que ele tinha sido o escolhido. Dizem que nesta apresentação Elvis usou uma camisa vermelha emprestada de um colega. Dedicou a última canção à ele por ter rasgado a camisa durante a apresentação. É também conhecida a estória de que os amigos de Elvis riam dele porque ele cantava "Old Shep" toda hora. Dizem que eles ficaram cansados de ouvir a música e diziam "Não, Old Shep de novo não".
Elvis adorava futebol americano e chegou a jogar no time da escola, o Hume High Tigers, mas acabou deisando o time por insistência da mãe, que temia que seu único filho se machucasse.

1948

A família finalmente se mudou para Memphis no dia 12 de Setembro de 1948. Foram morar no quarto de um casarão na Poplar Avenue, 572, na zona norte. O casarão ficava cerca de 500 metros do centro comercial delimitado pelas margens do rio Mississippi. As acomodações eram precárias. Elvis foi imediatamente matriculado na Humes High School, escola localizada na 659 North Mannassas.
Aos poucos Elvis foi se acostumando com a escola e a cidade grande - já que era muito tímido. Vernon conseguiu emprego numa companhia de ferramentas e depois como motorista de caminhão numa firma de vendas por atacado. Gladys começou a trabalhar como operária numa fábrica de cortinas e ajudante numa lanchonete no centro da cidade. Elvis ajudava a família cortando grama após as aulas. Enquanto isso, seu gosto pela música crescia cada vez mais.

1946

Em 1946 Vernon voltou a morar com a família e se mudaram para Commerce Street, em Tupelo. Elvis foi matriculado na Milam Junior High School (construída no lugar da Old Tupelo Graded School em 1927 hoje localizada na 720 W. Jefferson Street).Vernon começou a trabalhar como motorista de caminhão numa mercearia. Depois foram morar em Mobile Alley, ao lado da estrada de ferro e próximo a Emissora Welo, que tinha shows ao vivo todos os sábados. Depois se mudaram mais uma vez para North Green Street, perto de Shakerag, o gueto negro.

1945


O diretor da escola de Elvis o inscreveu no concurso de novos talentos da Feira Mississippi-Alabama, no dia das criança, como representante da escola – East Tupelo. Ele Ele cantou Old Shep sem o apoio de nenhum instrumento. Seu pai o ouviu pelo rádio e chorou de emoção.
Elvis conseguiu o segundo prêmio, 5 dólares mais ingressos para todas diversões da Feira. Janelle Mc Comb, professora na época, esteve na apresentação de Elvis. Ela se tornou amiga da família e de Elvis, que nunca a esqueceu. Ela é responsável pelo museu construído no Elvis Birth Place. A capela foi construída através de doações dos fãs (dedicada no dia 17 de Agosto de 1979).Elvis pediu uma bicicleta de presente, mas seus pais não tinham dinheiro suficiente para isso. O pai de Elvis então sugere um violão, que não era tão caro. O violão custava 12 dólares e 95 centavos na "Tupelo Hardware Company". O violão passou a ser companhia constante de Elvis, que o levava para todo lugar, inclusive para a escola. Ele praticava sozinho e suas canções preferidas eram as gospel e as canções dos negros.

1944

Neste ano Elvis é batizado na Igreja Petencostal (Primeira Assembléia de Deus) da qual a sua família fazia parte.

1941

Vernon saiu da Penitenciária Estadual Parchman antes do fim da pena - por boa conduta. Ele conseguiu um emprego numa fábrica de armamentos bélicos em Memphis, no vizinho estado do Tennessee, a cerca de 160 km de Tupelo. Mas Elvis e sua mãe continuavam sozinhos já que o pai só podia vir para casa aos domingos, devido a distancia.

1940


Quando Elvis tinha 5 anos de idade sua mãe o matriculou na Consolidated, escola primária de East Tupelo. Hoje a escola se chama Lawhon Elementary School. Todos os dias Gladys levava o pequeno Elvis às aulas. Ela fez isso por mais de dez anos.

1937


Vernon e seu irmão, Travis Smith foram presos por falsificação de um cheque que pertencia ao patrão de Vernon. A quantia era irrisória (o cheque de 18 dólares foi adulterado para 28 dólares). Elvis tinha apenas dois anos nessa ocasião. A família foi despejada da casa forçando Gladys e Elvis a irem morar com os pais de Vernon que moravam bem próximo à eles. Gladys voltou a trabalhar com as máquinas de costura e a fazer trabalhos extras como lavadeira.

1936

Tupelo foi varrida por um terrível furacão no dia 5 de abril de 1936, quando Elvis tinha apenas 1 ano de idade.
O vendaval não atingiu a casa dos Presley, mas Elvis passou os primeiros anos de sua vida em meio às ruínas. Segundo dados da época houve 200 mortos e centenas de feridos. Além de 10 igrejas, várias escolas também foram destruídas. Todos passaram a ajudar na reconstrução da cidade, que antes dividida pelo racismo, agora via seus negros e brancos se tornarem iguais.
Neste ano a mãe de Gladys falecia de tuberculose.

domingo, 26 de abril de 2009

1935

Nas primeiras horas do dia 8 de Janeiro de 1935, o Dr. William Hunt foi chamado as pressas. O Dr Hunt não acreditava na possibilidade de uma gravidez dupla. Exatamente às 4 horas da madrugada uma criança vinha ao mundo, porém morta. Era Jesse. Trinta e cinco minutos depois nascia outro menino. Era Elvis. Algumas biografias se contradizem sobre quem nasceu primeiro, mas a filha do médico disse que Jesse nasceu primeiro, contrariando as afirmações de Vernon e Gladys. Os meninos eram gêmeos idênticos. O sobrenome Pressley se transformou em Presley com apenas um s, e Elvis sempre assinou Aron mesmo admirando o Aaron bíblico da certidão de nascimento. Jesse foi enterrado no cemitério Priceville. Gladys foi hospitalizada por quase duas semanas devido aos sangramentos que estava tendo após o nascimento de seus filhos. Elvis ficou com ela no hospital.

1934

No verão de 1934 Gladys sentiu os primeiros sinais da gravidez e parou de trabalhar com as máquinas de costura da Tupelo Garment Co. Com 180 dólares emprestados, mais uma quantia cedida pelo pai e o irmão, Vernon construiu uma casinha no terreno vizinho aos Presley, na estrada North Saltillo. O terreno pertencia ao patrão de Vernon. A residência humilde era igual à milhares existentes no Sul dos anos 20 e 30: duas cores (preto e branco), mais comprida que larga, pequeno alpendre na frente, e lareira de tijolos com chaminé saindo pelo meio da casa. A construção tinha exatamente 10 passos da porta de entrada até o fundo. A metade em largura. Dividida igualmente em dois cômodos quadrados, o da frente serviria de quarto e o de trás de cozinha. Não havia água corrente. Gladys tinha certeza absoluta que estava grávida de gêmeos e meninos. Escolheu os nomes: um seria chamado Jesse Garon e o outro, Elvis Aaron.

1933

Segundo algumas pessoas Vernon e Gladys se conheceram em um supermercado, o Roy Martin. No dia 17 de Junho de 1933 eles se casaram na cidade de Pontotoc. Eles foram morar com os pais de Gladys e em seguida semudaram para a casa dos pais de Vernon, que dirigia um caminhão como entregador de leite. Gladys trabalhava operando máquinas de costura. Tempos depois, Vester Presley (irmão de Vernon) se casou com Cletis Smith (irmã de Gladys).